PSB-Niterói conclui nesta quinta, 21, reuniões com a população para discutir problemas da cidade

Resultados serão apresentados sábado, 23, em seminário aberto à sociedade, e servirão de base para a construção do programa de governo colaborativo

O PSB-Niterói conclui na noite desta quinta-feira, dia 21, a série de 22 encontros com representações dos mais diversos segmentos para o debate e identificação dos problemas e necessidades da população. É a segunda fase da Agenda Niterói, estratégia do partido que visa à construção de programas de governo colaborativos. Em Niterói, os trabalhos começaram em 7 de junho, com a primeira das 14 reuniões temáticas que terminaram em 1º de julho, resultando em ricas discussões e sugestões sobre mobilidade, segurança, educação, saúde e cultura, entre outros assuntos que serão apresentados no próximo sábado, dia 23, a partir das 9h, na Unilasalle, em um amplo seminário também aberto à população. 

As principais demandas identificadas nas 14 temáticas estão sendo tratadas em oito regionais iniciadas no último dia 5, seis delas já realizadas: as dos bairros da Região Oceânica, da Grande Pendotiba e da Região Norte. Na última segunda, 18, foi a vez da reunião de moradores de Icaraí, Santa Rosa, Pé Pequeno, Vital Brazil, Viradouro e Cubango, no primeiro dos três encontros da chamada região Praias da Baía. A segunda é nesta quarta, dia 20, no Colégio Nossa Senhora da Assunção, em São Francisco, para os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba e Grota. A última delas será nesta quinta, 21, na Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio, no Centro de Niterói, para discussões ainda sobre o Bairro de Fátima, Ponta d´Areia, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem, Ingá e Morro do Estado. 

– A Agenda Niterói nos permite identificar os problemas que mais afligem à população, como a falta de segurança, tema que mais preocupa na cidade. Foram dois meses de encontros e debates com representantes de praticamente todos os segmentos de nossa sociedade, e os resultados serão apresentados no seminário do dia 23, servindo de base para o programa de governo que estamos construindo com a participação de todos. É muito importante que nesse dia contemos com a presença de moradores, profissionais das mais diversas áreas e lideranças partidárias para, juntos, definirmos a melhor proposta de governo para Niterói – adianta Felipe Peixoto, presidente do PSB-Niterói e pré-candidato a prefeito.

Discussões abrangentes – Todos os encontros da Agenda Niterói contam com a intermediação de especialistas das áreas contribuindo com pesquisas e dados que vêm permitindo aos grupos de trabalho desenvolver discussões bem abrangentes. Um exemplo foi a reunião sobre segurança que reuniu cerca de 60 pessoas, entre elas os coronéis da Polícia Militar Ronaldo Menezes, Jorge da Silva e Ubiratan Angelo, ex-comandantes de unidades de Niterói e entorno, os dois últimos tendo ainda na bagagem o comando geral da corporação. O principal foco dos debates foi a necessidade de evidenciar o real papel do município na segurança pública, com destaque para a efetiva ação de ordenamento urbano, o empoderamento da Guarda Municipal e a interlocução com as mais diversas frentes envolvidas no segmento, como a educação. 

– Esses encontros da Agenda Niterói proporcionam debates muito ricos, repletos de informações sobre cada uma das regiões niteroienses. O resultado é um panorama com diagnóstico bem completo das reais necessidades e anseios de nossa cidade. Precisamos, por exemplo, fortalecer a educação preparando as crianças para que não sejam cooptadas pelo tráfico – disse Moacyr Chagas, integrante do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói e do Conselho Estadual e Segurança, além da Câmara de Moradores e Amigos da Ilha da Conceição, presente em quase todas as reuniões. 

A estratégia do PSB-Niterói de promover debates com a população para definir o programa de governo para a cidade agradou em cheio aos participantes, em especial, líderes comunitários como Maria dos Anjos Rodrigues. Há mais de 20 anos integrante da Associação de Moradores e Amigos do Maravista (Amam), em Itaipu, ela acompanhou algumas reuniões temáticas e o encontro regional da Região Oceânica, saindo satisfeita de todos eles. – Muito bom poder falar, sugerir e ser ouvido, pensando e participando diretamente da construção do futuro de nossa cidade. Vemos hoje na TransOceânica verdadeiras atrocidades como a redução do número de pistas na Francisco da Cruz Nunes. A obra reflete a total falta de interação da prefeitura com as lideranças comunitárias. Nunca fomos ouvidos e o resultado é um projeto milionário que não atenderá as necessidades da região – lamenta Maria dos Anjos. 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM