Meio ambiente em debate com a sociedade no 11º encontro promovido pelo PSB Niterói

O destaque foi a necessidade de implantação de projetos educacionais

Em continuidade aos trabalhos da Agenda Niterói – estratégia do Partido Socialista Brasileiro para discutir problemas e necessidades da população -, o PSB Niterói realizou nesta terça-feira, dia 28, o 11º encontro temático que reuniu na Faculdade Maria Thereza (Famath), em São Domingos, cerca de 40 pessoas em um rico debate sobre o meio ambiente. O destaque foi a necessidade da implementação de projetos voltados à educação ambiental.

O meio ambiente é um dos 14 temas elencados para os debates com a sociedade que terminam nesta sexta-feira, 1º de julho, e são preparatórios para os oito encontros regionais que começam na próxima terça, 5, pela Região Oceânica.

– Os trabalhos contam com a intermediação de especialistas das áreas, resultando em ricas discussões. Todas as ideias e sugestões estão sendo reunidas e serão debatidas em encontros regionais, mais específicos. O resultado será apresentado à população em um amplo seminário no dia 23 de julho, e servirá de subsídio para o programa de governo do PSB em Niterói – explica Felipe Peixoto, presidente municipal do partido e pré-candidato a prefeito.

Divididos em quatro grupos, os participantes debateram questões como a poluição das águas (rios, praias e lagoas), do ar e a sonora, o desmatamento e deslizamentos de encostas, maus tratos aos animais, a deficiência no planejamento de gestão ambiental municipal, a ocupação urbana desordenada e até a burocracia na solicitação de podas de árvores. Mas o foco acabou sendo a necessidade da efetiva implementação de ações de educação ambiental.

Banco de Alimentos – Debruçados sobre essas e outras questões, os grupos apontaram soluções como a implantação de um banco de alimentos municipal, a exemplo do criado em 2011 pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), sob o comando do então secretário Felipe Peixoto. Além de contribuir para o combate à fome, o programa reduz o desperdício de alimentos e, consequentemente, o volume de resíduos orgânicos que seguem para os aterros sanitários.

Outras soluções – Dois dos grupos sugeriram o estímulo à arborização com incentivo ao plantio pela sociedade civil, assim como a dinamização do processo de solicitação de podas visando atender à grande demanda do serviço pela população. Em prol dos animais, alguns participantes defenderam a implantação de um programa efetivo de esterilização gratuita, campanha de vacinação periódica e atendimento veterinário gratuito nas comunidades.

ICMS Verde – Entre outras sugestões resultantes do encontro desta terça, 28, estão mais ações de monitoramento e análise das águas e de fiscalização sobre os agentes poluidores, como embarcações, indústrias e indivíduos ou empresas que despejam ilegalmente esgotos em rios, praias e canais. Em relação à necessidade de projetos de educação ambiental, o incentivo à preservação como o ICMS Verde e à utilização de sistemas de energias renováveis, como o solar.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM