Instituto do Cérebro recebe visita de neurocientistas franceses

Referência em neurocirurgia, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) recebe constantes visitas de pesquisadores e estudantes estrangeiros. Nesta sexta-feira (11/11), seis pesquisadores do INSERM – Institut Nationale de Science et Recherche Medicale, liderados por Etienne Hirsch – um de seus diretores-, foram recebidos pelo diretor de pesquisa do IEC, Vivaldo Moura Neto, e seus colegas Cassia Righy e Pedro Kurtz do Neurointensivismo; Eduardo Favere, do Centro de Epilepsia; Marina Lipkin do Banco de Tumores e outros especialistas do IEC, a fim de conhecerem as instalações e as pesquisas realizadas pelos profissionais que atuam no Instituto que, em pouco mais de 2 anos de funcionamento já fez mais de 2.750 cirurgias e 24 mil atendimentos ambulatoriais. Coube ao Neurocirurgião Daniel Cavalcanti fazer a exposição inicial do IEC, sua trajetória médico-assistencial, neurocirúrgica e de pesquisa.

 

– Na França há um instituto do Cérebro (Institut du Cerveau et de la Moelle) com características bem similares ao IEC. Esta visita, além de apresentar a produção realizada, objetiva que futuramente possam ser estabelecidas parcerias de cooperação no campo da pesquisa, o que leva a constante melhoria dos serviços prestados pela equipe do IEC – afirmou o neurocientista Vivaldo Moura Neto.

 

Entre as apresentações, especialistas do IEC destacaram a produção do instituto e sua expertise em capacitação – através do curso de residência médica e especializações. Além disso, comentaram sobre algumas das pesquisas desenvolvidas a partir da análise de casos de pacientes.

 

Instituto Estadual do Cérebro – Primeiro centro especializado em neurocirurgia do país, o Instituto conta com 180 médicos sob comando do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, um dos principais especialistas do país. São quatro centros cirúrgicos – todos com capacidade de realizar cirurgias por neuronavegacção (operação menos invasiva maior precisão do alvo) -, e um centro equipado com ressonância magnética (sala híbrida), além de nove consultórios, 40 leitos de UTI adulto, quatro leitos de UTI pediátrica e dois leitos para pacientes com epilepsia.

 

Atendimento referenciado – No Instituto Estadual do Cérebro, não há atendimento de emergência. O serviço é integralmente referenciado pela Central Estadual de Regulação. Após o primeiro diagnóstico de necessidade de neurocirurgia, o paciente é encaminhado via Central para realização de consulta para avaliação de exames e risco cirúrgico.

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM