Azevedo Lima comemora dois anos do “Mamãe Nota 10” com quase 5 mil atendimentos

Voltado a parturientes de “primeira viagem”, programa tem orientações importantes até para as que já provaram o gosto da maternidade

Com o objetivo de orientar as mães que dão à luz em sua Maternidade, o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, oferece um programa diferenciado. É o “Mamãe Nota 10” que, com dicas sobre questões básicas voltadas aos cuidados com o bebê, acaba de completar dois anos comemorando quase 5 mil parturientes já atendidas, com direito a certificado e tudo. O projeto começou em setembro de 2013 como um bate-papo feito por enfermeiros e técnicos de enfermagem e foi ganhando o reforço de outros profissionais, sendo há mais de um ano conduzido pela equipe multidisciplinar integrada por psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistente social, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

 

Com atividades em grupo que variam de 40 a 60 minutos, o programa acontece de segunda à sexta-feira às 11h ou às 14h, e nos fins de semana no horário da tarde. No bate-papo, a equipe orienta, conversa e esclarece dúvidas sobre diversos assuntos como alimentação saudável e higiene, dando dicas preciosas de incentivo ao aleitamento materno. Para facilitar o entendimento, os profissionais utilizam recursos como um boneco e uma banheira para a demonstração do banho, além de seios de pano que simulam os tipos de mamilos mais comuns das mulheres. As orientações são definidas a partir das dificuldades ou mesmo desconhecimentos identificados pelos profissionais no dia a dia de interação com as mães. 

 

– Esse programa nos permite uma série de conquistas. Além das orientações, incentivamos o aleitamento que é muito mais saudável e nos permite trabalhar o fortalecimento do vínculo mãe e filho logo nos primeiros dias do nascimento da criança – explica Vanessa Oliveira, coordenadora de Enfermagem da Maternidade e que implantou o “Mamãe nota 10” no Azevedo.

 

E as mamães adoram. “Estou gostando das dicas. É muito bom aprender para depois fazer em casa. Não sabia que deveria começar o banho pela cabeça da criança. E tinha receio de limpar o cordão umbilical e machucar a minha filha”, disse Laís Sena, 16 anos, mãe da pequena Ágatha Vitória.

 

O ginecologista e obstetra Carlos Malvone, que coordena a Maternidade e chegou ao Azevedo Lima em 1980 ainda como residente e em plena implantação do serviço, fala da importância e abrangência do programa.

 

– O “Mamãe nota 10” traz um aprendizado diversificado, e por isso abrangendo todas as mães. Afinal, cada gravidez é uma gravidez, e a troca de informações e experiências proporcionada pelo programa é muito rica para nossas pacientes.

 

Nas verdadeiras aulas práticas de maternidade, as mães assistem à simulação do banho do recém-nascido com recomendações sobre as melhores posições e posturas. Aprendem também formas de limpeza e de hidratação para evitar que o bebê tenha assaduras, por exemplo. Há ainda dicas de dieta nutricional saudável e até informações relacionadas aos direitos sociais e trabalhistas. No final, a maior recompensa: o certificado Mamãe Nota 10, espécie de diploma com o pezinho do bebê carimbado e que em muitas casas ganha moldura e vai parar na parede como o mais importante diploma da vida: graduação em mãe!

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM