Porto Real recebe Tomógrafo Móvel do Governo do Estado a partir desta terça-feira (07/07)

Unidade itinerante atenderá também pacientes de outros 11 municípios

A partir desta terça-feira (07/07), o município de Porto Real, na Região Sul Fluminense, será o polo do Tomógrafo Móvel da Secretaria de Saúde. Esta é a segunda fez que a cidade recebe a unidade itinerante, que atenderá pacientes de outros 11 municípios: Itatiaia, Resende, Quatis, Barra Mansa, Rio Claro, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Pirai, Valença e Rio das Flores.

O equipamento será instalado na Avenida Dom Pedro II (Horto Municipal) e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados e feriados, das 7h30 às 15h. A previsão é de que a unidade móvel permaneça na cidade até o dia 18 de julho.

– As unidades móveis são muito importantes, principalmente nos municípios onde há demanda reprimida por exames de imagem. Este tipo de exame garante maior precisão nos diagnósticos e colabora para a indicação do tratamento mais adequado – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

Os exames de tomografia computadorizada são realizados a partir do agendamento prévio, feito pela secretaria municipal de Saúde de cada município com a Secretaria de Estado de Saúde. Os laudos são encaminhados para as secretarias de Saúde do município de residência dos pacientes. A iniciativa destina-se à realização de exames de tomografia computadorizada de caráter eletivo, com objetivo de atender a demanda, muitas vezes reprimida, de muitos municípios.

180 mil exames – Os serviços móveis de diagnóstico por imagem do Governo do Estado bateram a marca de 180 mil procedimentos realizados. Dois tomógrafos, uma ressonância magnética e um mamógrafo móvel, que funcionam em carretas especiais e reúnem investimentos de R$ 13,4 milhões, são os responsáveis pelos números inéditos no país. Os equipamentos foram inaugurados para suprir a carência de regiões onde o acesso a exames de imagem na rede pública de Saúde é inexistente ou incapaz de atender à demanda.

Deixe uma resposta

dezoito + catorze =

Fechar Menu