Estado do Rio de Janeiro bate meta de vacinação contra a gripe

Foram imunizadas 80,94% das pessoas do público-alvo. Gestantes e crianças foram os que menos se vacinaram

Por Ana Carolina Mascarenhas

O estado do Rio de Janeiro ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinação contra a gripe e imunizou 80,94% do público-alvo. A marca de 80% foi ultrapassada na última terça-feira (23/06), 11 dias após o fim da prorrogação da campanha nacional. Dentro do grupo prioritário, gestantes e crianças (de 6 meses a 5 anos), foram os que menos se vacinaram, respectivamente com 69,2% e 71,71% de cobertura vacinal.

O grupo prioritário inclui ainda mulheres com até 45 dias do parto (as chamadas puérperas), idosos, população carcerária, doentes crônicos e profissionais de saúde e do sistema prisional. Ao todo, 1.500 postos de saúde nos 92 municípios em todo estado do Rio atuaram para garantir a imunização. A vacina é capaz de imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B.

– Orientamos os municípios que ainda tenham vacina a continuar a disponibilizá-la, mesmo que não seja mais obrigatório com o fim da campanha. Isso representa uma última chance para a população, pois esta vacina não faz parte do calendário permanente – explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Para o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, a vacina é forma mais eficaz de prevenir a gripe, doença que pode ter sérias complicações.

– É importante que as pessoas continuem procurando os postos de saúde. A gripe parece uma doença branda, mas pode evoluir de forma grave e levar até a óbito. Nosso trabalho de conscientização não terminou com a campanha do Ministério da Saúde – destacou Peixoto.

Campanha de 2014 – Em 2014, o estado do Rio de Janeiro atingiu 83,98% de cobertura vacinal, ultrapassando a meta do Ministério.

Contraindicação – As únicas contraindicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar. O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação do vírus.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM