Governo do Estado apresenta o plano do Projeto de Revitalização da Pesca Artesanal de Jurujuba

Moradores aprovam por unanimidade nova etapa do processo

Moradores de Jurujuba puderam conferir neste domingo, 30, o plano geral (em elaboração) do Projeto de Revitalização da Pesca Artesanal do bairro, integrante do Programa de Apoio às Atividades Pesqueiras desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). Já realizado em Itaipu e lançado no Gradim, em São Gonçalo, o projeto terá continuidade em outras comunidades pesqueiras do Estado e segue a metodologia participativa de atuação popular, alinhando as demandas das comunidades com as competências das instituições atuantes na localidade.

– O que queremos com esse projeto é melhorar a infraestrutura não só da pesca, mas também do turismo das regiões por ele atendidas. Jurujuba é um bairro que tem tradição pesqueira muito antiga, e com esse projeto vamos atender aos pescadores que têm na pesca o sustento principal ou complementar da sua família e buscam melhores condições de vida e trabalho. Mas o projeto prevê muitas ações que vão atender também os demais moradores e até visitantes – explica o secretário de Estado Felipe Peixoto, à frente da Sedrap.

O projeto visa proporcionar aos pescadores e moradores melhorias na infraestrutura urbana e, especialmente, nos locais de desembarque e abastecimento de pescado, estimulando o desenvolvimento econômico e social da comunidade pesqueira, aliado à preservação do valor cultural da pesca artesanal e dos patrimônios histórico, paisagístico e ambiental típicos de Jurujuba.

Apresentação do Plano – Banners com textos explicativos e imagens panorâmicas indicando algumas das intervenções a serem avaliadas ficaram expostos no pátio da Escola Estadual Fernando Magalhães. Ali, foram vistos por muitos moradores, como o presidente da Associação de Moradores de Jurujuba, o motorista Jucélio Francisco Soares, de 65 anos, que aprovou essa primeira etapa do processo.  

– A pesca é uma fonte de renda para praticamente todos os moradores das comunidades de Jurujuba. Por mais que se trabalhe fora, de um jeito ou de outro, convivemos com ela e dependemos dessa atividade como complemento ou até como única fonte de renda. Esse projeto vem para dar novos ares ao ambiente e, quem sabe, fazer Jurujuba voltar a ser como antes.

A moradora Sonia Helena Marques, de 54 anos, integrante da Associação Mulheres do Povo das Águas, também espera que as intervenções possam trazer inúmeros benefícios para o bairro. “Nós, moradores, temos a expectativa de que a revitalização de Jurujuba será muito boa para todos. Seja para o turista ou para quem mora aqui, essa infraestrutura trará uma nova realidade para o bairro.”

O mesmo pensa a auxiliar de serviços gerais Daniela Gomes, 41 anos, moradora do Morro do Lazareto, que apesar do emprego fixo tem na pesca a principal fonte de renda da família. “Sou da maricultura desde a infância, e toda a minha família está há gerações envolvida com a pesca. É muito importante para nós saber que existe um projeto que vai revitalizar toda essa área, e que vamos poder contar com melhores condições de desenvolvermos um trabalho que é garantia do nosso sustento.”

Parceria – Acompanhando de perto a evolução do programa, a pesquisadora da Fiocruz, Kaline Russo, colaboradora do Projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, falou do interesse da instituição em estreitar relações com a Sedrap na Revitalização de Jurujuba, divulgando a iniciativa lançada há pouco mais de um ano. “O interesse de investir na revitalização do bairro é algo fantástico, e queremos também atuar nesse processo, conscientizando e buscando melhorias para a comunidade como um todo. Estamos juntos nesse sentido”, garantiu a pesquisadora.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 1 =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo