Governo do Estado estreita parcerias para implantação da Cidade da Pesca

Protocolo de intenções com multinacional espanhola do pescado será assinado nesta quarta, 26

 O Governo do Estado dá nesta quarta-feira, 26, o pontapé oficial para a implantação da Cidade da Pesca no bairro de Itaoca, em São Gonçalo. Assina o protocolo de intenções com a multinacional Crusoe Foods, que quer ser a âncora do complexo pesqueiro que vai gerar mais de 10 mil empregos diretos na região. A empresa está de olho em uma área de 100 mil metros quadrados dos 630 mil metros quadrados do terreno, investindo sozinha cerca de R$ 60 milhões. Outras dez empresas já se interessam pelo projeto, uma delas um estaleiro cearense. A assinatura será às 17h, no prédio anexo do Palácio da Guanabara, em Laranjeiras.

 Pertencente à holding espanhola Jealsa Rianxeira (1ª na Espanha e 4ª do mundo no segmento de conserva de pescado), a Crusoe tem sede no Chile e está presente em 23 países, entre eles o Brasil, onde chegou em 2010 e quer expandir seus negócios. A empresa foi a primeira interessada na área, que já atraiu a atenção também de franceses e chineses. A solenidade de assinatura contará com o governador Sérgio Cabral; o vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura do Estado Luiz Fernando de Souza Pezão; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca Felipe Peixoto; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços Júlio Bueno; e o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim. 

 O protocolo de intenções será assinado entre a Crusoe Foods, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e a Prefeitura de São Gonçalo, oficializando a primeira aproximação do projeto Cidade da Pesca com parceiros privados de grande importância. A implantação da empresa no complexo industrial pesqueiro deve gerar aproximadamente mil empregos diretos destinados, principalmente, ao público feminino (mais de 90%) e mão de obra local, para trabalhar na produção de conservas de pescados para consumo humano, produção de alimentos para mascotes (cães e gatos) e produção de farinha para ração animal.

 O projeto – A Cidade da Pesca é um projeto idealizado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, que visa reestruturar o setor da pesca no Estado do Rio de Janeiro. Dentre suas diversas ações à frente da Secretaria, há a participação na implantação do primeiro Terminal Pesqueiro Público do Estado no Barreto e a criação de um Condomínio Industrial Pesqueiro Sustentável, organizando um cluster (termo que, na indústria, se refere à concentração de empresas de um mesmo setor) que otimize a produção pesqueira no Estado.

– A ideia é aumentar a cadeia produtiva, incrementar a renda e as condições de trabalho dos pescadores, familiares e demais trabalhadores do setor pesqueiro, e diminuir ainda a distância entre a matéria-prima e o mercado consumidor final” – explica o secretário Felipe Peixoto.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM