Felipe Peixoto apresenta balanço de suas ações à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Apresentação aconteceu na sede nacional do PDT.

Durante reunião do diretório estadual do PDT, nesta segunda-feira (12/08), o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, apresentou um balanço das ações de sua Secretaria nesses quase dois anos.

Felipe Peixoto, antes de começar, falou que resistiu a assumir o cargo de secretário, mas que entendeu que era uma missão partidária e resolveu assumir essa tarefa, assim como em todos os momentos que o partido solicitou.

O secretário iniciou sua apresentação falando sobre como a secretaria é estruturada.

“A secretaria foi criada em 2011, além da sua criação nós recebemos, como vinculadas, três estruturas: a Fiperj, a Ceasa e a Caserj. Tivemos o desafio de começar um trabalho do zero. A Fiperj não fazia concurso há 20 anos, nós conseguimos em um ano e meio, ter autorização, fazer o concurso e colocar novos técnicos para trabalhar”, afirmou.

Felipe Peixoto falou dos projetos, em andamento, voltados para as comunidades pesqueiras. Como por exemplo, o Canto de Itaipu.

“Esse projeto é muito importante porque estamos trabalhando com a melhoria da qualidade de vida do pescador e de toda comunidade. Foi construído através da participação popular durante um ano de discussão com todos que atuam na comunidade. Esse projeto já foi concluído e agora estamos na fase de captação de recursos com o Governo Federal para a viabilização da obra”, explicou.

Esse projeto também será levado para outras comunidades pesqueiras como Jurujuba, que já está em processo de discussão com a comunidade local, Gradim e Arraial do Cabo.

Em Itaoca está sendo desenvolvido o projeto para um Condomínio Industrial da Pesca e a construção do Terminal Publico Pesqueiro do Estado do Rio de Janeiro. Será a Cidade da Pesca.

“A expectativa que com esse Condomínio funcionando a gente consiga trazer novas indústrias para São Gonçalo com condição de gerar de 10 a 15 mil empregos nos próximos anos”, afirmou Felipe Peixoto.

O secretário falou ainda de uma demanda antiga da população de Niterói, principalmente da Região Oceânica. Drenagem e Pavimentação. De acordo com Felipe, o projeto de macro e microdrenagem das sub bacias hidrográficas da Região Oceânica é o primeiro grande projeto já elaborado para a região. Com isso, os bairros que sofrem com enchentes poderão fazer parte do Programa Asfalto na Porta e Bairro Novo, ambos do Governo do Estado.

Outro ação que ganhou destaque do secretário foi a sua intervenção junto ao Governo do Estado para a estadualização da RJ 100.  Ao assumir a responsabilidade sobre a RJ 100 o Governo do Estado, através do DER, resolve o problema desta via, que, por estar na divisa entre os dois municípios tinham sérias dificuldades para sua manutenção e ampliação.

“O primeiro impacto positivo da medida será a duplicação do trecho entre a RJ 104 e trevo de Maria Paula, que se encontra em péssimo estado de conservação, e já em fase de licitação pelo DER. O investimento, de R$ 15 milhões, inclui ainda a pavimentação, sinalização e criação de ciclo-faixa do trecho entre Maria Paula e Rio do Ouro, além da criação da terceira faixa na subida para o Rio do Ouro, totalizando 7 km”, disse o secretário.

Numa segunda etapa, está previsto um binário no Barreto e a duplicação do trecho entre a RJ 104 e Tenente Jardim, a rodovia será uma alternativa para “desafogar” o trânsito proveniente dos municípios de São Gonçalo, Maricá e até mesmo de Pendotiba e da Região Oceânica de Niterói, em direção ao Rio de Janeiro. O impacto também será sentido na Alameda São Boa Ventura, Estrada Caetano Monteiro e as principais vias da Zona Sul de Niterói, que terão o fluxo aliviado.

 “Atuamos em planejamento urbano territorial, com abastecimento e pesca. É complexo porque tratamos de temas completamente diferentes um do outro, mas estamos encontrando ações integradas”, finalizou o secretário.

Por Fabíola Mar

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM