Secretário Felipe Peixoto incentiva produtores rurais da Região Noroeste

Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá foram alguns dos municípios visitados

Um encontro reuniu, na manhã do último sábado (13/07), em Santo Antônio de Pádua, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o deputado estadual pelo PDT, João Nacif.

Na pauta da reunião, a reivindicação de exploradores de pedras do município, que solicitaram ao secretário e ao deputado, apoio para agilizar o processo de legalização da atividade e a viabilização do acesso rodoviário para escoamento da produção, projeto que já está em fase de implantação.

– A estrada de Santo Cristo (um trecho de aproximadamente 14,5 km) já foi medida, orçada e carimbada. O projeto que deve ficar em torno de R$10 milhões, já está com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER/RJ) – declarou o deputado estadual João Nacif.

O secretário Felipe Peixoto garantiu atenção total para as demandas apresentadas.

– Esse encontro de hoje permitiu que tivéssemos acesso às demandas dos exploradores de pedras do município. O deputado já havia me colocado a par desse problema e, desde então, demos início às atividades para viabilizar a construção dessa estrada. Vamos também estudar a redação de um projeto de lei para garantir que os exploradores continuem a realizar seus trabalhos sem receio de estarem agindo na ilegalidade. Isso é importante, tendo em vista que o município é o maior explorador de pedras do Estado e nunca na história dele houve tanto investimento no interior como agora, tornando a participação dessa atividade muito importante na economia do Rio de Janeiro – disse Felipe Peixoto.

O explorador de pedras, Antônio Carlos Caires, que há 28 anos trabalha no ramo, comentou sobre a situação e solicitou apoio.

– A demora para obter essa licença de operação (LO) nos configura como ilegais e dá brecha para uma sucessão de multas que os exploradores vem contabilizando a cada fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Está mais do que na hora de alguém olhar por nós e reivindicar uma solução para o problema. Por isso, aproveito a oportunidade para solicitar atenção para nosso setor – afirmou Antônio Carlos Caires.

O deputado João Nacif garantiu amparo.

– Como deputado da região, minha preocupação é estar sempre me reunindo com os prefeitos locais e lideranças dos setores para ouvir quais são as demandas dos projetos e tenho me colocado como instrumento para atendê-los através do acesso que tenho na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e do contato que possuo com o secretário Felipe Peixoto, que tem se mostrado interessado nos nossos problemas e sempre ativo, em busca de soluções – destacou o deputado.

Piscicultura também foi abordada

Outro assunto discutido foi a importância da piscicultura na região e todos os investimentos que a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) tem realizado através do escritório com sede no município.

O secretário aproveitou para anunciar a aquisição de um caminhão para transporte de peixes para atender toda a região e a contemplação de três municípios – Itaocara, Miracema e Cambuci, que foram beneficiados com três máquinas cada um para trabalharem na construção de tanques, necessários para a produção de peixes. O Estado foi escolhido através de uma licitação realizada pelo Ministério da Pesca.

Também participaram do encontro o prefeito de São José de Ubá, Gean Marcos, o secretário de Agricultura de Santo Antônio de Pádua, Jorge Alberto, vereadores de Santo Antônio de Pádua, o presidente do Sindicato das Pedras, João Batista (Patinho), além de vários líderes do PDT da região.

São José de Ubá reúne produtores rurais

Discutir projetos para o município de São José de Ubá foi o motivo do encontro realizado na tarde da última sexta-feira (12/07), na Câmara de Vereadores da cidade, que contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, do presidente da Câmara, Juninho Valeriote, e de moradores e agricultores da região.

Na pauta da reunião esteve o Mercado de São José de Ubá, que desde sua reativação, no mês passado, já movimentou cerca de R$183 mil. O secretário comentou que os investimentos realizados no mercado foram apenas o pontapé inicial de trabalhos da Secretaria que serão desenvolvidos no município e anunciou que a implantação do Banco de Alimentos (programa desenvolvido na Ceasa de Irajá) está próxima de se tornar realidade na cidade.

– Precisamos desenvolver políticas que deem oportunidades para que a população se fixe no campo. A área é extensa. E eu vejo um grande potencial em toda a região, não apenas para a agricultura, mas também para a piscicultura. Acontece que, na maioria das vezes, o produtor não possui apoio de políticas públicas para desenvolver seu trabalho, o que faz com que ele fique desmotivado. A Secretaria possui recursos e o objetivo é potencializá-los em investimentos – relatou Felipe Peixoto.

Um dos pedidos solicitados pelos agricultores presentes no encontro foi em relação ao mercado de caixas, projeto que o secretário prometeu estudar para que seja viabilizado brevemente.

–O secretário se envolveu com nossas particularidades e reais problemas, buscando o que realmente é essencial para nós. Isso mostra o real interesse em fazer algo pelo município – declarou o produtor Fábio Souza.

Outro ponto abordado pelo presidente da Câmara foi o desejo de reativar o sindicato dos servidores públicos no município.

– Quero aproveitar a presença do secretário, que tem se mostrado interessado com os problemas da cidade, para relatar esse anseio e solicitar apoio para que nos auxilie nessa questão – disse Valeriote.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional 

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM