Governo do Estado e Conleste assinam convênio

Termo de Cooperação Técnica que tem como objetivo promover a integração de políticas públicas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, representado pelo secretário Felipe Peixoto, e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), presidido pelo prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, assinaram, nesta sexta-feira (19/4), um Termo de Cooperação Técnica, que tem como objetivo promover a integração de políticas públicas, a troca de informações e de experiências, por meio de apoio técnico e operacional nas temáticas de desenvolvimento regional, abastecimento, aquicultura e pesca. 

Entre outras ações e possíveis parcerias, este convênio é para dar suporte durante a elaboração do Plano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense – PET-LESTE. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Mello (PMDB), também participou do encontro.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, os 15 prefeitos que integram o Conleste, a Petrobras e o Fórum Comperj terão um novo encontro, em maio, para dar prosseguimento ao convênio.

– Este encontro será no próximo dia 10 de maio, a partir das 9h, no Centro de Integração da Petrobras, em São Gonçalo, será importante para firmarmos parceria com a Petrobras, que pode colaborar muito para o desenvolvimento da região Leste Fluminense- disse Felipe Peixoto.

Segundo o presidente do Conleste e prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, este convênio trará muitos benefícios para a região.

– Este termo tem uma característica importante, que é o caráter regional do plano. No PET-LESTE os municípios não são vistos isoladamente, a região é observada como um todo, qualquer investimento ou impacto é analisado de forma regional – acredita Helil Cardozo.

O presidente da Alerj, Paulo Mello, também participou da reunião, e colocou a equipe da Assembleia Legislativa à disposição do Conleste.

– Temos os melhores procuradores de todas as Assembleias Legislativas. Temos um corpo técnico e de orçamento dos mais competentes e, desde já, podem contar com eles. Atendendo à solicitação do Helil Cardozo, vou agendar uma reunião de vocês prefeitos que formam o Conleste, com o governador Sérgio Cabral e com o vice-governador Luiz Fernando Pezão – garantiu Paulo Mello.

Os municípios que formam o Conleste são: Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Cachoeiras de Macacu, Maricá, Teresópolis, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Araruama, Tanguá, Guapimirim, Magé, Saquarema e Nova Friburgo.

 Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo