Cidade da Pesca recebe aval da prefeitura de São Gonçalo

Empreendimento será um polo industrial e comercial pesqueiro do Estado do Rio de Janeiro

O município de São Gonçalo está próximo de receber a “Cidade da Pesca”. A proposta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional recebeu o aval do prefeito da cidade, Neilton Mulim, nesta quarta-feira (27/02), após apresentação do secretário de Estado, Felipe Peixoto, na sede da Prefeitura.

A “Cidade da Pesca” pretende impulsionar a atividade pesqueira no estado, oferecendo um Terminal Público Pesqueiro e um Condomínio Industrial ligado à atividade a ser implantado na Ilha de Itaoca, em São Gonçalo. Na Ilha, além do condomínio e o terminal, pretende-se dar atenção à aos núcleos residenciais e áreas verdes com foco na preservação ambiental, patrimonial e cultural.

A área de estudo na Ilha de Itaoca tem 8,5 km² e o empreendimento irá ocupar uma área de aproximadamente 800 mil m² no bairro de Itaoca, aonde as empresas irão se instalar. Estima-se que o projeto esteja concluído em 10 meses.

De acordo com o secretário Felipe Peixoto, existe um esforço em trazer de volta as indústrias de processamento de pescado, que no passado fizeram do município líder do setor no estado. Até o momento, 22 empresas propuseram-se a investir no local.

– Quando apresentamos a proposta para os principais interessados na reativação econômica da pesca no Estado, todos ficaram entusiasmados. O litoral do Rio de Janeiro possui grande potencial produtivo. Estimamos que sejam criados cinco mil empregos nos primeiros cinco anos de funcionamento – garante o secretário.

Outro projeto da Secretaria, a Requalificação Urbana das Colônias Pesqueiras do Gradim, também foi apresentado ao prefeito. Esta proposta prevê intervenções urbanísticas na comunidade pesqueira, revitalização da orla do município e a atração de empresas do ramo para o local de forma a dar mais qualidade de vida aos moradores dos bairros e das colônias de pescadores.

O prefeito Neilton Mulim ficou animado com os projetos e lembrou que a cidade perdeu muitas empresas do setor pesqueiro para a atividade offshore.

– Estaremos empenhados a tirar este projeto do papel. Não vamos perder o foco. Estas são oportunidades para dar mais emprego e qualidade de vida para os moradores de São Gonçalo – disse Mulim.

Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

Felipe Peixoto

Durante seus mandatos, Felipe aprovou mais de 100 leis e presidiu importantes Comissões, como a do Foro e Laudêmio e a da Linha 3 do Metrô. Como Secretário de Estado, Felipe foi responsável por inúmeras realizações e projetos que beneficiaram todas as regiões do RJ. 

 Leia mais sobre Felipe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Palavra-Chave

  • Tipo

  • Tema

  • Ano

  • Cargo

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM